Liberdade significa a capacidade de agir guiado pela alma, e não compelido por desejos e hábitos.

Obedecer ao ego leva à escravidão.Obedecer à alma leva a libertação.
Até você agir, você é livre, mas depois que agiu, o efeito da ação o perseguirá, quer queira ou não. Essa é a lei do karma. Você é uma pessoa que pode agir com liberdade, mas quando realiza determinado ato, deverá colher os frutos desse ato.
A libertação do homem pode ser definitiva e imediata, se ele assim o quiser; não depende de vitórias externas, mas internas.
O caminho que leva à libertação é o caminho do serviço, ajudando os outros.
O caminho para a felicidade é o caminho da meditação e da sintonia com Deus.
Derrube as limitações que seu ego lhe impõe; livre-se do egoísmo; liberte-se da consciência do corpo; esqueça-se de si mesmo; embeba o seu coração em tudo, seja uno com toda criação.
Você nem sabe quão privilegiado é por ter nascido na forma de um ser humano.
Nisso você é mais abençoado do que qualquer outro ser vivente. O animal não é capaz de meditar e comungar com Deus. Você tem a liberdade de procurar o Senhor e não a utiliza.
A alma está presa ao corpo por uma corrente de desejos, tentações, problemas e preocupações, mas está sempre tentando libertar-se.
Se você ficar puxando essa corrente que o prende à consciência mortal, qualquer dia a invisível Mão Divina intervirá, partirá os grilhões e você estará livre.
Poder fazer de tudo o que se queira não é o verdadeiro sentido da liberdade de ação. Você deve examinar até que ponto é livre e até que ponto está sendo influenciado pelos maus hábitos.
Ser bom porque isto se tornou um hábito, também não é liberdade.
Sentir uma tentação não é pecado, mas ser capaz de resistir e vencer a tentação: é força.
Isto é liberdade, porque você está agindo por livre vontade e livre escolha.

Você não poderá ser livre enquanto não queimar as sementes das más ações passadas no fogo da sabedoria e no fogo da meditação.

 

Autor: Paramahansa Yogananda – iogue e guru indiano, saiba mais acessando http://www.yogananda-srf.org/.