Como coaches, buscamos alguns modelos de estudos sobre personalidade humana.

Isso para facilitar a compreensão e abordagem de cada cliente que nos busca para o seu desenvolvimento profissional, pessoal e até mesmo espiritual. Dentre os vários modelos explicativos, nos encantou o estudo do Eneagrama, um conhecimento milenar e, no entanto, tão atual.

Olhando pela perspectiva do Eneagrama, onde as qualidades negativas e positivas são claras, nos facilita entender qual nosso papel na atual existência.

Com estes conhecimentos sobre a maneira de cada um funcionar e ver o mundo e também a diferença dos pares, se consegue evoluir e ser mais assertivo nas metas.

 

Tipos de Personalidade

Sendo 9 os tipos de personalidade, e cada um com um olhar diferente do outro para o mundo, imagine a riqueza de possibilidades na resolução de problemas ou na criação de projetos.

Se podemos melhorar nossas habilidades, podemos também melhorar e muito nosso entendimento sobre estas diferenças e compreender mais os nossos pares, chefes, funcionários e familiares.

Tirando muito da tensão na nossa comunicação e convivência, melhoramos também nossa energia e com isso, o ambiente do planeta. A intolerância aos valores alheios, vem agravando a convivência em todos os níveis. Desta maneira, abrimos espaço para a interferência em nossos pensamentos que é a base de nossas ações.

 

Vamos dividir estes 9 tipos de personalidade em 3 grupos que se assemelham, ao qual chamamos de famílias.

Família Instintiva (VERMELHA): 1, 8 e 9.

O sentimento predominante é a raiva.

A principal característica desta família é a resistência contra as influencias externas e internas e o controle do ambiente (externo e interno), tentando conseguir assim uma sensação de autonomia.
Como isso se mostra? O 8 externaliza a raiva, o 1 a reprime e o 9 a ignora.

1

Essência – Ideias praticas, autocontrole, faro do erro, gratidão, foco preciso, prudência, firmeza no olhar, sinceridade, natureza cooperativa, prazer de viver.

Ego – Orgulho excessivo de si mesmo, inflexibilidade, critica ostensiva, mania de perfeição, controle obsessivo, aversão a novas ideias.

8

Essência – Liderança abrangente, atração magnética, disposição à luta, ousadia, poder de conquista, proteção, prosperidade, paixão pela vida

Ego – Contestador, autoritário, justiceiro, descontrolado, brigão, guloso, desconfiado, violento, megalomaníaco, invejoso

9

Essência – Paciente, bem-humorado, compreensivo, mediador, encantador, imparcial, otimista, delicado, ético, integro

Ego – Preguiçoso, preso aos sonhos, desligado, descuidado, lerdo, pirracento, prolixo, dissimulado, vaidoso

Família Emocional (AZUL): 2, 3 e 4.

O sentimento predominante é a vergonha.

Preocupam-se com a autoimagem. Eles acreditam que as qualidades da personalidade que eles imaginam ou criam são sua verdadeira identidade e se mostram assim aos outros (e a si mesmos). Essa falsa imagem serve para conseguir atenção, reconhecimento e aprovação.
Como isso se mostra? O 2 busca o reconhecimento no outro, o 3 no outro e em si mesmo e o 4 em si mesmo.

2

Essência – Ação mental, disposição física, prontidão para ajudar, simplicidade, persistência, devoção ao próximo, doação espontânea, presença que dissipa as dificuldades.

Ego – Manipulação, sedução direcionada, autoritarismo dissimulado, repasse indiscreto de informação, dependência de atenção e elogios.

3

Essência – Autoconfiança, determinação, natureza adaptável, faro às oportunidades, simpatia, objetividade, múltiplas habilidades

Ego – Busca compulsiva do sucesso, falsidade, esperteza predadora, vaidade ostensiva, superioridade fabricada, autoritarismo dissimulado

4

Essência – Expressão artística, reformulação do antigo, elegância original, suavidade, compaixão, multiplicidade de talentos, disposição à luta

Ego – Apego ao passado, agressividade, supervalorização da dor e do sofrimento, pavor a rejeição, foco permanente naquilo que lhe falta

Família Mental (VERDE): 5, 6 e 7.

O sentimento predominante é o medo.

A principal preocupação é a ansiedade e a insegurança, pois a mente deles não pára. Buscam apoio e orientação, cada um do seu jeito.
Como isso se mostra? O 5 tem medo de fora e se refugia em si, o 6 tem medo de fora e de dentro e o 7 se atira na vida com medo do seu interior.

5

Essência – Discrição, rapidez de pensamento, inteligência lógica, controle da emoção, raciocínio abstrato, educado, observador, prudente, ético.

Ego – Isolamento, distração, arrogância, desprezo pelos ignorantes, avareza por dinheiro ou conhecimento ou emoção, dissimulação do medo.

6

Essência – Confiável, protetor, rápido de movimento, grande administrador, trabalhador, justo, corajoso, espontâneo, dinâmico.

Ego – Insegurança, emoção descontrolada, humor oscilante, temperamento explosivo, pessimista, provocativo, ganancioso e sarcástico.

7

Essência – Imaginação colorida, jovialidade, sedução espontânea, leveza de movimento, comunicação, ousadia, rapidez de raciocínio.

Ego – Mentiroso, tagarela, disperso, superficial, trambiqueiro, escorregadio, aproveitador, enrolador, preguiçoso

Autor: José Lourenço Lüders – Coach, Administrador de Empresa e fundador da Alfonsaria .

Foto:Designed by Freepik