Livro: 7 Caminhos para o Autoamor

Wanderley Oliveira por Pai João de Angola

Cap. 5.10 – A ansiedade é um correio na vida mental

“Na incerteza em que se vê, quanto às eventualidades do seu triunfo nas provas que vai suportar na vida, tem o Espírito uma causa de ansiedade antes da sua encarnação?

De ansiedade bem grande, pois que as provas da sua existência o retardarão ou farão avançar, conforme as suporte.”

O livro dos espíritos – questão 341 – Allan Kardec

 

A ansiedade é um quadro emocional que acontece diante de eventos para os quais você não se encontra pronto. Ela traz a mensagem: “Prepare-se para isso!”, enviada pela sua mente, informando-lhe de que necessita organizar-se para enfrentar o que causa esse quadro.

A base desse estado mental é o medo de enfrentar o que o pressiona ou exige sua atuação e desenvoltura, e a ansiedade é sintoma dele.

O medo é extremamente benéfico porque quem sente medo não é incompetente, como muitos pensam. Essa atribuição tem um significado totalmente desprovido de bom senso.

Pelo contrário, quem faz de conta que está preparado e passa a imagem de que dá conta de tudo é que corre o risco de estar despreparado para enfrentar com sucesso várias experiências da vida.

Esses sentimentos são alertas que irão prepará-lo para o que está por vir. Irão empurrá-lo para tomar as iniciativas necessárias ao enfrentamento daquele desafio que o aguarda.

Muita gente diz: “Queria não sentir medo, queria ser uma pessoa corajosa.” Isso não existe. Coragem é o medo que move para frente. Os corajosos sentem muito medo, mas o enfrentam, eis a diferença.

Ansiedade, portanto, só se torna um problema quando você adia demais tomar uma atitude a respeito daquilo que lhe causa essa pressão. Se você enfrentar pode até ser que a ansiedade não passe, mas você estará na direção de resolvê-la a qualquer momento.

Nos meios espiritualistas, o radicalismo de muitos chega ao ponto de considerar a ansiedade como se fosse a ação de um obsessor. Pode até acontecer de uma entidade espiritual aumentar a ansiedade de uma pessoa. Muitas são hábeis para realizar essa manipulação.

Exceto em alguns casos de obsessões complexas com uso de aparelhagem, os obsessores não têm capacidade de criar a ansiedade. Ela é um quadro da sua mente, faz parte da sua vida. Os espíritos apenas exploram algo que já existe em você.

Alguns religiosos buscam a explicação exclusiva para os quadros de alterações emocionais em obsessões e vidas passadas, mas é uma falta de bom senso e questão de desconhecimento do mundo emocional do ser humano.

Na atualidade, sabemos que a ansiedade pode prepará-lo para situações críticas nas quais você será testado e motivado a fazer o seu melhor.