O Espaço Caminho de Ascensão oferece o atendimento energético voltado a problemas físicos chamado de Tratamento e Ajuda. Neste atendimento as entidades médicas trabalham para o reestabelecimento do equilíbrio energético do atendido, auxiliando os tratamentos alopáticos que este trabalha.

Preparação Física

O Espaço é transformado para efetuar as sessões de Tratamento e Ajuda. A seguir estão listadas as maiores modificações da casa:
– Esvaziamento das salas de apoio para montagem dos consultórios;
– O chão recebe uma cobertura branca;
– São disponibilizados caixas acústicas isoladas com sonorização específica;
– Para cada sala, são separados 4 bancos e 3 cadeiras;
– A iluminação é violeta;
– Água fluidificada é disponibilizada em todas as salas;
– O salão principal recebe todas as cadeiras e bancos disponíveis.

Preparação Espiritual

Com o fim da sessão de desenvolvimento mediúnico, que ocorre um dia antes do tratamento e ajuda, o plano espiritual inicia uma limpeza energética em todo o recinto para que energia mais tênues se aproximem para os atendimentos. A própria modificação física auxilia nesta limpeza, movimentando as energias paradas dos artefatos necessários.

Como toda sessão da casa, os guardiões se aprontam em todo o perímetro e, diferentemente de outros eventos da casa, entidades médicas vem em conjunto para trabalhar nos pacientes durante a espera e no atendimento. Espíritos perdidos que acompanham os pacientes são recolhidos para uma purificação conjunta.

Atendimentos Presenciais

Cada sala conta com o seguinte corpo de atendimento:
– 4 médiuns que atuam diretamente no paciente;
– 3 médiuns que efetuam o suporte energético de cada atendimento;
– 1 colaborador que auxilia no suporte energético, coordena o trânsito da sala e controla som, água e avisos a todos os presentes.

Quando um paciente entra na sala de tratamento é diretamente colocado em um assento no centro da sala e relata o problema aos presentes. Após uma breve explicação, os médicos incorporados direcionam os demais médiuns como trabalhar e é aplicado o tratamento necessário para o problema relatado.

Após o atendimento pode-se ter novamente uma breve conversa em presença do paciente e este recebe um copo com a água fluidificada e a indicação de retorno (quando aplicável). Ao sair da sala o médico principal da sala indica se é preciso uma elucidação do acontecido aos presentes na sala.

Atendimentos a Distância

Tal como o atendimento presencial, a sala é disposta da mesma maneira, porém o atendimento é diferenciado conforme o modus operandi das entidades.

Os atendimentos podem contar com o auxílio de entidades não incorporadas para o tratamento a distância. Existem ainda as entidades que se bilocam entre o Espaço e o local em que se encontra o paciente.